segunda-feira, 11 de março de 2019

Anglicanos e a questão da homossexualidade

 
Monsenhor Leandro


O tema da questão de gênero na congregação anglicana tem sido um tema recurrente no mundo Anglicano, juntamente com a bênção das uniões homossexuais e nomeação de elevação de homossexuais ao ministério ordenado (diáconos, presbíteros e bispos).
Embora a Conferência de Lambeth de 1998 Resolução 1.10, condene a prática homossexual como um padrão não bíblico para o matrimônio, ela busca incluir pastoralmente a todos no âmbito da Igreja e condenar o medo irracional contra homossexuais, a violência dentro do casamento, e qualquer banalização e comercialização do sexo.
Todos são chamados à Santidade de Vida e a membresia da Igreja de Cristo, heterossexuais ou homossexuais. Sendo que cada Diocese tem autonomia para decidir o quão amplo é a inclusão pastoral a ser adotada respeitando-se os limites da interpretação bíblica e os princípios da Comunhão Anglicana.
De fato, não há consenso no tema exposto, e o próprio futuro da Comunhão Anglicana está em cheque. A Ala conservadora (GAFCON) tem ameaçado a não comparecer às próximas Conferências de Lambeth, e não participar dos organismos diretivos onde também estejam presentes Igrejas liberais (TEC, Canadá, entre outras).
A Igreja tem sido confrontada ultimamente nestes 40 anos com um discurso extremamente conservador e ao mesmo tempo com práticas por ela atacadas. Vide os escândalos da Igreja Católica e nas Igrejas Anglicanas de bispos e padres pedófilos. Grande parte dos condenados destacaram-se nos campos conservadores dos defensores da família e dos bons costumes.
Como a questão não está encerrada chamo a todos para oração e reflexão sincera. Não sobre os homossexuais, mas juntamente com eles, e nunca sem ouvi-los. Para que o fruto destas orações e reflexões sejam cheias de poder, santidade e caridade que brotem da vida e ministério de Jesus de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário