sábado, 10 de junho de 2017

A IGREJA DA INGLATERRA: IGREJA-MÃE DA COMUNHÃO ANGLICANA


É uma Igreja de orientação Católica-Protestante (Via média). Sua forma atual separada da Igreja de Roma deve-se ao Rei Henrique VIII, em 1534, e a sua filha Rainha Elizabeth. A Sede administrativa está localizada na Church House, Great Smith Street, Londres. Com número de 13,4 milhões de membros, atua na Inglaterra, Ilha de Man, Ilhas do Canal, Europa Continental, Gibraltar.
O mais tradicional bispo da Igreja de Inglaterra é o Arcebispo da Cantuária, sendo este também o metropolita da província do sul da Inglaterra, a Província da Cantuária. Além disto, detém também o título de Primaz de Toda Inglaterra. Seu foco é trabalhar para promover a unidade da Igreja de Inglaterra e a integração de toda a Comunhão Anglicana. O atual Arcebispo da Cantuária é Justin Welby, confirmado por eleição em 4 de fevereiro de 2013.
O segundo mais tradicional bispado é o Arcebispo de Iorque, o metropolita da província do norte da Inglaterra, a Província de Iorque. Por razões históricas (relativas ao controle danês sobre a região), o Arcebispo de Iorque é referido como Primaz da Inglaterra. O Bispo John Sentamu foi entronizado Arcebispo de Iorque em 2005. Abaixo destes dois primazes, o Bispo de Londres, Bispo de Durham e o Bispo de Winchester são também considerados os principais ministros ordenados da Igreja de Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário